segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Muffins diet e... cupcakes!

Ontem passei o dia na cozinha! E fiquei tão cansada que nem consegui postar nada...
Como hoje é meu aniversário (viva! hihi) ontem resolvi fazer cupcakes. Mas como minha irmã é diabética, achei que não seria justo encher a casa de doces enquanto ela apenas olharia sem poder comer. Resolvi fazer a receita dos muffins diet de chocolate, que citei em alguns comentários, ficou muito gostoso e decidi postar!
Pra começar, os ingredientes:

- 1 e 1/2 xícara de chá de farinha de trigo integral (usei a da Yoki, preço bom e muito boa)
- 1 xícara de chá de adoçante forno e fogão (mais uma vez usei o Tal e Qual muito bom também)
- 1/2 colher de chá de canela em pó
- 2 ovos
- 2 colheres de sopa de cacau em pó (usei o da Nestlé, vem sem açúcar)
- 1 colher de sopa de fermento em pó
- 1/2 colher de chá de bircabonato de sódio
- 2 colheres de sopa de óleo de milho
- 1 e 1/2 xícara de chá de leite (se quiser pode usar o desnatado, mas eu fiz com o comum)

Comece batendo, na batedeira, os ovos até misturar e, sem parar de bater, acrescente o adoçante e o óleo. Vá acrescentando a farinha e o leite aos poucos (batendo sempre em velocidade média). Feito isso, coloque o cacau, depois a canela e, por fim, o fermento e o bicarbonato.
Coloquei a massa nas forminhas de cupcake mesmo, forradas com as forminhas de papel(joguei um pouquinho de farinha nas forminhas de papel para não grudar muito no fundo), enchendo uns 2/3, pra massa não transbordar.
Assou aqui em 30 minutos, em forno pré-aquecido, à 180°C. Mas você pode começar a espetar um palito e verificar se já está assado depois de uns 20 minutos.

Eles ficaram com gostinho de chocolate mesmo, mas do tipo meio amargo sabe, mas uma delícia e minha irmã adora hihi. Mas pra quem quiser mais docinho, acredito que dá para substituir o cacau por achocolatado diet Gold (mesmo fabricante do Tal e Qual) sem problemas! O rendimento dessa receita foram 10 muffins:

Só que não fiquei por aí; os amantes dos cupcakes (eu também sou) defedem que muffin não é cupcake. Eu concordo! Mas comer um bolinho confeitado é tudo né gente? Aguça o paladar só de olhar. E eu fiz esse "sacrifício" por minha irmã e confeitei os muffins como se fossem cupcakes haha, ficaram muito fofolitos!
O maior problema era: como encontrar um boa cobertura diet? Ela encontrou na internet uma receita que deveria ser de chantilly diet, gostosa, mas que não ficou cremosa, nada fazia aquilo endurecer haha, nem a geladeira! Então, resolvemos fazer uma pequena modificação, que vou compartilhar com vocês.
Os ingredientes:
- 1 xícara de chá de leite em pó desnatado
- 150 ml de água fervente (mais ou menos 3/4 de uma xícara de chá)
- 1 colher de chá de margarina
- 1 colher de adoçante forno e fogão (usei o Tal e Qual mais uma vez)
- 1 colher se sobremesa de amido de milho
- um pouquinho de leite

Bata o leite em pó, a margarina, o adoçante e a água fervente no líquidificador por 5 minutos (pode colocar um corante de sua preferência, pra dar cor, fiz rosa rsrs). Depois coloque em uma panela e acrescente o amido de milho, já dissolvido em um poquinho de leite, para não "empelotar". Leve ao fogo médio, mexendo sempre com uma colher de pau, até engrossar (depois que esfria fica um pouco mais grossa). Se engrossar demais, basta colocar mais um pouquinho de leite (líquido, não o em pó) e se ficar muito mole, coloque um pouco mais de amido de milho. Deixe esfriar (completamente) e depois é só usar o saco de confeitar! (ainda colocamos uns confeitos, com açúcar mesmo, minha irmã disse que eram tão pequenos que não fariam muita diferença no nível de açúcar haha e ficaram mais coloridinhos)



Lindo não é? São uma boa opção para diabéticos e também para quem faz outras dietas, pois são integrais e sem açúcar... E às vezes bate uma vontade de comer um docinho!
----------------------------------------

Bem aproveitando o post vou postar algumas fotos dos meus cupcakes de aniversário haha. Fiz de chocolate recheado com brigadeiro e de cereja (esse último rendeu demais e acabou ficando pouca cobertura para cada um! O_o)





Eu adoro esses flocos de arroz com cobertura de chocolate! Yummy... xD

Mesmo que não responda , leio todos os comentários com muito carinho. :3
Eles são moderados, assim que possível o seu comentário estará visível!

28 comentários:

  1. ♥ hum que delicinha hein? se bobear os muffins ficaram mais saborosos que os cupcakes... hahaha
    Parabéns querida! Felicidades p/ vc e sua família!♥
    beijos!♥

    ResponderExcluir
  2. Humm... Os Cupcakes parecem deliciosos!! Você leva jeito mesmo, eles ficaram lindos. Infelizmente sou péssima na cozinha, nunca segui uma receita, só sei comer... :)

    Feliz aniversário!! Te desejo felicidade, saúde e sucesso. Espero que em breve você encontre seu lugar ao sol no Web Design. Estou torcendo por você!!
    bjs!

    ResponderExcluir
  3. Érica:
    hihi O muffins ficaram muito bons... Os cupcakes também, mas o de cereja ficou muuuito doce haha
    Obrigada! Felicidades pra você também!
    Bjinhos!♥

    Lorelai:
    haha Minha mãe diz que eu não acharia tanta graça se fosse apenas comprar pronto e comer rsrs Amo fazer uma bagunça na cozinha! ^_^
    Obrigada querida! Pelos parabéns e pela força! Vou me dedicar bastante ao web design ^_-
    Bjooooossss ♥
    Obri

    ResponderExcluir
  4. Oi Yoko! Queria saber tbm como faz rechear muffins e cupcakes? E quais recheios posso fazer?

    Beijos, adorei seu blog e já fiz uns muffins hoje!

    ResponderExcluir
  5. Oi Carol! Aqui nesse post (meio antigo hihi ^^) disse como rechear cupcakes:
    http://www.cantinhodayoko.com/2009/10/cupcakes-definicao-e-dica-de-receita.html

    Bjs! :D Muffins... yummy... :D~~

    ResponderExcluir
  6. Oi de novo ^^ Yoko, eu fiz esse cupcake light/diet com a cobertura mas ele ficou meio seco e sem gosto e a cobertura ficou mole (ñ ficou na consistencia correta pra ficar cm formato..) (ah, eu fiz cm leite de soja pq eu ñ posso cm lactose será q isso interferiu?)~.Por favor nao me leve a mal, só qria saber se vc tm umas dicas pra mim, pq eu adoro doce e esses lindos cupcakes q enchem os olhos mas só posso diet. Ooobrigada!

    ResponderExcluir
  7. Ah, yoko! Acho q descobri pq o cupcake ficou seco e meio sem gosto: pq eu fiz muffin e nao cupcake, e vc disse q ele é msm mais pesado q este. E a cobertura ficou meio mole pq eu deveria por mais amido certo?

    ResponderExcluir
  8. Carol: Isso, a receita diet era de muffin e como você usou leite de soja pode ter interferido, mas creio que a cobertura pode ter ficado mole por causa de pouco amido e/ou menos tempo de cozimento.
    Quanto ao sabor, será que se colocasse um pouco de chocolate em pó, não melhoraria? Só um pouco mesmo... Já avisando que o muffin não fica muito doce ;)

    Mas sabe o que fiz outro dia para minha irmã? Lembra da receita de bolo de xícara? Fiz a receita e coloquei em 6 formas de silicone para cupcake e fiz no microondas. Como recheio, usei doce de leite diet comprado pronto e a cobertura foi chocolate diet derretido misturado com creme de leite. Ficou muito bom :D~~

    Qualquer coisa é só falar linda! bjs!

    ResponderExcluir
  9. Oi também tenho uma irmã diabética e amo cupcakes (: eu fiz a cobertura que vc falo e uma otra também, usei leite condensado diet e cozinhei com um pouco de margarina e colocquei corante fico muitooo bom (:

    ResponderExcluir
  10. Leite condensado diet! :D Me diz uma coisa, ele fica com uma conscistência mais "mole" que o original mesmo? Eu tento fazer aqui em casa mas fica parecendo uma sopa! :(

    ResponderExcluir
  11. Oooi, td bom? Adorei encontrar essa receita diet/integral, estou fazendo ela agora por sinal mas fiquei com uma dúvida.. vc tem alguma dica pra qm não tem batedeira? Seria bom usar liquidificador? Pq a farinha integral é grossinha né? Aí eu tenho medo que o aspecto e o gosto fiquem mt diferentes se não fizer na batedeira. Bjos

    ResponderExcluir
  12. Hum, acho que nã tem problema bater "à mão" não! Batendo direitinho dá certo! ^^
    No liiquidificador não dá porque realmente a massa fica um pouco mais grossa que o habitual ;)

    ResponderExcluir
  13. eu posso substituir o amido de milho por outra coisa?porque quero muito fazer mas nao tenho em casa!!

    ResponderExcluir
  14. Infelizmente eu não sei... mas o amido de milho serve para dar consistência à cobertura sabe, fazer ela ficar cremosa... Se souber de algo que dê o mesmo efeito, vale a pena tentar ;)

    ResponderExcluir
  15. Muito bom esse post, Yoko. Vou experimentar e já estou seguindo seu blog! Sou de Cabo Frio, RJ
    Abraço!

    ResponderExcluir
  16. Tomara que goste! ^^
    Obrigada pela visita! :)

    ResponderExcluir
  17. Oi Yoko, tudo bem?
    Fiquei com uma dúvida em relação à cobertura: a colher de adoçante é de sobremesa ou de sopa?

    Obrigada!
    Thalita

    ResponderExcluir
  18. Usei uma colher de chá, mas se durante o preparo se achar sem doce, coloque a seu gosto :D

    ResponderExcluir
  19. Oi Yoko

    Queria dizer que tive o enorme prazer de encontrar seu blog no face no Clube de Receitas Tal e Qual...eu evito comer doces com açúcar por causa da Reeducação que fiz ai me acostumei com o adoçante...mas vim agradecer por dividir essa receita pratica, diet e deliciosa...muito muito muitoooooooooooo obrigada mesmo de S2...bjs e que Deus abençoe vc e sua familia.

    ResponderExcluir
  20. De nada linda! Ainda tenho outras 2 ou 3 receitas diet aqui no blog, só usar a busca que acha fácil...
    Fico feliz que tenha gostado desta. Estes muffins são muito bons :)
    Tendo tempo, vou testar mais receitas diet ;)
    Bjs!

    ResponderExcluir
  21. Minha filhade 10 anos é diabética tipo 1, e ama doces, daí minha dificuldade em agradá-la, mas com suas dicas fiquei animada...muito bommm!

    ResponderExcluir
  22. Que alegria poder ajudar!
    Tem bolo de banana diet aqui no blog também, bom demais! :D

    ResponderExcluir
  23. Quero agradecer por voce se lembrar dos diabéticos...vou fazer essa receita aqui em casa..sempre...

    ResponderExcluir
  24. Olá Yoko! Sou diabética tipo 2 e vivo procurando receitas para fazer para mim, pois eu sou a única diabética na minha família, então tenho que ser criativa para saborear deliciosas receitas, eu também uso o adoçante Tal e Qual, o achocolatado, chocolate em pó,coco ralado sem açúcar e aqui onde eu moro eu encontro leite condensado diet da marca Hué e é uma delicia parece doce de leite feito na panela de pressão. Bjhus

    ResponderExcluir
  25. Procure pelos bolos de cenoura e banana diet aqui no blog, é uma delícia! :3

    ResponderExcluir
  26. O meu cupcake e o de algumas pessoas ficaram secos, mas porque no post na parte de modo de preparo voce nao colocou a hora em que coloca o oleo, e por isso esqueci de colocar o oleo no meu cupcake.

    ResponderExcluir
  27. Sorry about that! Realmente, e o post tem tanto tempo e ninguém reparou (ou acabou deixando pra lá).
    Receita corrigida, obrigada! ;)

    ResponderExcluir
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Vem Lembrar!

Copyright © Cantinho da Yoko. Designed By Yoko. Thanks to Templateism | Seo Blogger Templates